Chuvas intensas em Lisboa obrigam à retirada de dezenas de pessoas de casas e carros alagadosAs fortes chuvas que caíram sobre Lisboa nas últimas horas provocaram inundações em várias zonas da cidad
- Notcia Alta
- 13 de abr.
- 2 min de leitura
Inundações repentinas causam pânico na Flamenga e obrigam à retirada de dezenas de pessoas

As fortes chuvadas deste sábado provocaram inundações rápidas que geraram momentos de pânico na Flamenga, em Loures. A subida do rio Trancão obrigou os bombeiros a intervir de forma urgente, retirando várias pessoas da zona afetada.
De acordo com o comandante sub-regional da Proteção Civil da Grande Lisboa, Hugo Santos, entre 30 a 40 pessoas foram deslocadas para uma área segura e seca, depois de ficarem isoladas devido à intensidade da chuva. Algumas encontravam-se em viaturas, outras nas suas habitações.
Também em Odivelas, as enxurradas causaram estragos significativos, afetando lojas e caves. A situação levou ainda à interrupção da circulação na Linha Amarela do Metropolitano de Lisboa. Hugo Santos confirmou igualmente a existência de casas inundadas tanto em Loures como em Odivelas.Proteção Civil registou mais de 300 ocorrências devido ao mau tempo, maioritariamente na Grande Lisboa
Entre as 00h00 de sexta-feira e as 20h00 de sábado, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil registou um total de 308 ocorrências, com destaque para a região da Grande Lisboa, que concentrou 56% dos casos. Em menor escala, também foram registadas situações no Alentejo e na região do Porto.
As ocorrências mais frequentes envolveram inundações, queda de árvores e estruturas, bem como operações de limpeza de vias. No terreno estiveram 955 operacionais, apoiados por 357 meios terrestres.
Para este domingo, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê uma melhoria gradual do estado do tempo, com “períodos de céu muito nublado e aguaceiros em geral fracos”. Com a deslocação da depressão ‘Olivier’, foi também levantado o estado de alerta especial que tinha sido ativado devido às condições meteorológicas adversas.
Comments